• glossario1
  • glossario2

LED GLOSSARY (Glossário)

LED – Significa "Light Emitting Diode". Um LED é um semi-condutor feito de uma combinação de substrates que emite luz quando energizados com uma corrente ultra baixa de 20 mili-ampéres (mA).

AllnGaP – Sigla da tecnologia do chip ideal de LED que contém, Alumínio, Indium, Gallium e Fósforo para produzir a cor vermelha, laranja e roxa.

Ampéres (AMP) - Unidade de medida do fluxo de corrente elétrica dentro de um LED. Corrente(Amps) = Potência(Watts) / Energia (Volts).

Bin - Sistemática da divisão de distribuição dos parâmetros de performance ( Flux, Color e Vf). em grupos menores que atendem os requerimentos estéticos da montagem de um LED.

Binning - Subdivisão de um agrupamento de bins
Candela (cd) - Uma unidade de claridade usada especificamente em LEDs. Essa medida é baseada em um eixo de 0 grau e varia com o ângulo de visão do LED à meia intensidade. (Veja ângulo de meia intensidade para mais informações)

CIE - Sigla do diagram de cromacidade. Uma linha em format U conectando a cromacidade do espectro de cores.
Definição de Cores - A uniformidade de cores é descrita usando tres têrmos:

  • Hue: Descreve a situação onde a aparência de cores differentes é similar.
  • Lightness: Descreve a escala de cinzas entre o preto e o cinza
  • Chroma: Descreve o grau variação do cinza

Color Gamut - Escala que um sistema de cores pode exibir. O Gamut de cores em RGB compreende as cores que podem ser exibidas na tela de LED.

Color Spectrum - Faixa do espectro eletromagnético, onde a faixa visível desse ondas que sensibiliza o olho humano é chamado de luz, nesta faixa estão todas as cores que podemos perceber naturalmente ( sem uso de equipamentos)

Temperatura da Cor - Descrição usada para definir o efeito do aquecimento em um objeto até que se torne incandescente. A radiação emitida e a aparente mudança de coloraçào de acordo com essa temperature.

Constant Current - O design da corrente constante se refere à eletrificação do LED. Corrente constant garante consistência e alta qualidade no brilho. Esse mechanism permite ao usuário a opção de elevar o LED acima de 20mA (mili-amperes). Porém, isso encurta a vidá útil do LED.

Correlated Color Temperature – CCT - A temperatura correlacionada de cor de uma fonte de luz consiste na temperatura de um radiador de corpo negro ideal que emite luz numa tonalidade comparável à dessa fonte de luz. É habitualmente definida em unidades de temperatura absoluta, graus kelvin (K). A cor de temperatura está associada à lei de Planck e à lei do deslocamento de Wien. As cores com temperaturas mais elevadas (5000º K ou mais) são designadas como cores frias (brancos de tons azulados), e as cores com temperaturas mais baixas (2700-3000º K) são conhecidas por cores quentes (brancos amarelados a vermelhos).

Die-Chip - O chip processador do LED

Diffuser - Um elemento óptico usado para misturar raios de luz para melhorar a uniformidade.

Driver - O componente eletrônico usado para alimentar a fonte da iluminação

Flux - O somatório de todos os lumens(lm) emitido por uma fonte de luz. ( Ver lumens para mais informações)

Full Matrix - Um display de LED com um matrix completo permite ao usuário combinar todos os pixels para produzir um gráfico.

Half Intensity Angle - Referência ao ângulo de visão medido em um LED. Isso significa que X graus da intensidade do LED será metade da intensidade do que estando a 0 grau.

Kelvin Temperature - Referência termal usada para indicar a aparência da fonte de luz comparada e projetada a uma placa negra teoricamente ideal. (por exemplo, uma lâmpada amarela incandescente é 3000 K, uma fluorescente de 3000K a 7500K)

Led Life - Vida útil do LED. Uma vez que as lâmpadas de LED em sí não são individualmente substituídas, sua vida útil se refere ao número de horas de funcionamento antes da substituição. Tipicamente, se alcança 100,000 horas/uso.

Lumen (lm) - Unidade Internacional de medida que mede a quantidade de energia luminosa emitida num instante por um corpo luminoso na gama de freqüências que vai dos 380nm (violeta) aos 780nm (vermelho). A equivalência de uma vela comum acesa colocada no centro de uma esfera oca ilumina a superfície interna da esfera com uma energia de 12,6 lúmens (daí que se toma aproximadamente 1 vela = 12 lúmens

Luminous Efficacy - Eficiência luminosa ou rendimento luminoso, é a relação entre o fluxo luminoso de uma fonte e a potência aplicada (W) para obter tal fluxo. A unidade é lúmen /watt (lm/w). Nem toda a energia consumida por uma fonte de luz artificial se transforma em luz visível, parte se transforma em outras radiações (invisíveis, calóricas, etc). A seguir alguns valores característicos de eficiência luminosa de algumas fontes:

Lâmpada incandescente = 10 a 15 lm/w

Lâmpada fluorescente tubular = 60 a 100 lm/w

Lâmpada halógena = 15 a 25 lm/w

LED´s = 85 a 98 lm/w (estes valores estão se majorando permanentemente)

Lâmpada fluorescente compacta = 60 a 80 lm/w

Lâmpada de sódio em baixa pressão NA = 150 a 200 lm/w

Lâmpada de mercúrio a alta pressão = 50 a 90 lm/w

 

Lux - A unidade internacional de medida (SI) que equivale a 1 lúmen por metro quadrado. teoricamente, dividir a esfera utilizada na definição de Lúmen em 12,6 partes iguais (como hipotéticas fatias de uma bola esférica), desta forma as fatias tem o aspecto de cones com suas bases no formato de uma superfície curva hexagonal (como a bola de futebol). Desta forma, quanto maior o diâmetro desta esfera, maior também as superfícies desses hexágonos. Quando esses hexágonos atingem 1 metro quadrado se tem um iluminamento nessa superfície de 1 Lux. Nos Estado Unidos se usa a unidade Footcandle (fc), que equivale a 10,76 Lux, já que utiliza como unidade de superfície o square foot (1 foot (pé) = 30,48 cm, assim 10,76 = 1 / 0,3048 x 0,3048), tomando-se aproximadamente 10 lx = 1 fc
Dessa forma:
1.000 mcd = 12,6 lúmens
12,6 lúmens por metro quadrado = 12,6 lux

1 vela (candela) = 12,6 lúmens

Luz do luar = 1 lux

Dia nublado, uma hora depois do nascer do Sol = 2000 lux

1 micro candela = 0,0126 lúmens

Vela a 30cm de distância = 10 lux

Refletores de uma sala cirúrgica = 10.000 lux

1 lux = 1 lúmen por metro quadrado

Vela a 5cm de distância = 100 lux

Dia nublado às 10 horas da manhã = 25.000 lux

10,76 lux = 1 FC (footcandle).

Isqueiro a 30cm de distância = 15 lux

Luz do Sol em dia claro = 100.000 lux

1 lâmpada incandescente de 100W, numa superfície de 9 m2 = 100 lux

Dia claro, uma hora após o pôr do Sol = 1000 lux

 

Nits - Medida de Brilho de uma tela de LED. Quanto maior o número de Nits, maior o brilho.

P-N Junction - Area no chip de um LED onde as partes energizadas (positiva/negativa) se encontram. Quando voltagem é aplicada e a energia começa a fluir, os elëtrons se movem pela região N indo até a região P. Esse processo gera energia cuja dispersão cria ondas luminosas visíveis. Em resumo, é a área do chip onde se produz luz.

Pixel - Um ponto único de luz formado pela combinação de um cluster de 2 Leds Vermelhos, 01 Led verde e 01 azul, capaz de produzir todas as cores de uma tela de LED.

Pitch - Espaçamento milimétrico entre o centro de um cluster que compoe um pixel e outro.
Solid State Lighting - A descrição de um dispositivo que não contém partes que possa quebrar, rachar, vazar, romper o user contaminado pelo ambiente ao qual está exposto.
Thermal Controllers - Dispositivos dissipadores de calor e de melhoria do fluxo de ar.

Volt - Unidade de medida da tensão, correspondente a diferença de potencial entre dois pontos de um fio condutor transportando uma corrente de 1 A quando a potência dissipada é 1 Watt (W). volt = watt / amp

Watt - (símbolo: W), é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades (SI). É equivalente a um joule por segundo (1 J/s). Corresponde a potência gasta quando uma corrente de 1 A flúi através de uma resistência de 1 ?. watt = amp x volt

Corrente (Amps) – Potência (Watts) - Energia (Volts)

 

Cadastro de Newsletter

Fique por dentro das nossas notícias.

:

Siga-nos

facebooktwittervimeo

Informe

Metrograf - BR

Comercial: 55 (11) 4063-3862
Técnico:    55 (71) 4062-9632
Av. Luiz Viana, 1733 - SL 50 - Paralela
Salvador - BA, Brasil   41730-101

 

 

USA - Direct Access

Phone: 1 (310) 477-8164
    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

China - Logistic Mgmt.

Phone: 00 (86) 138.0270.9445
            00 (86) 755.8279.9669
Longda Industrial Park, Bldg. D - Liaokeng,Shiyan Town
Bao'an District – Shenzhen - P.R.China